Como restaurar peças cromadas de kits e miniaturas

Um problema que atinge colecionadores e modelistas é a deterioração de peças plásticas com acabamento cromado.

Na fábrica, as peças de plástico recebem este acabamento em uma máquina que cobre a superfície do modelo com uma finíssima camada de alumínio aplicada eletrostaticamente. Com o tempo, esta camada começa a se soltar ou se oxidar, criando um aspecto amarelado. Para resolver este problema, a War Scenic criou este tutorial para que qualquer um possa fazer a restauração de seus modelos usando as tintas metalizadoras (da série MT).

Procuramos utilizar materiais de fácil acesso e técnicas ao alcance de todos, isto é, você não precisa ser um mestre artesão para fazer! =)


 

Selecionamos uma peça de um antigo kit da Revell: HARLEY-DAVIDSON ELECTRA GLIDE – Escala 1/8 (fabricado nos anos 70)


Peça retirada da árvore do kit recebendo usinagem inicial


Para retirar a camada metalizada antiga, vamos usar as esponjas abrasivas da Bosch – neste caso, a granulagem fina – pois as mesmas se adaptam ao contorno da peça.


Lixar devagar e, se preferir, usando água.


Aos poucos, o metalizado antigo vai saindo.


 

Aspecto da peça lixada.


 

Fase do polimento: Há diversos produtos para o polimento de plásticos em geral. Da esquerda para direita: (1) sistema de polimento da Novus – importado, muito bom para peças transparentes e acrílicos; (2) massa de polir – há 2 tipos: à base de querosene e à base d’água – o efeito conseguido é o mesmo, se você não gosta do odor da massa à base de querosene, use a massa à base d’água. Importante: se for polir peças transparentes, faça um teste antes pois alguns plásticos podem ser afetados pela massa à base de querosene. (3) Auto Brilho 3M – produto muito bom para dar brilho final sem restrições de uso.


 

(1) Aspecto da massa dentro da lata; (2) Usar algodão hidrófilo comum para o polimento. (3) Aplicar a massa sobre a peça e iniciar o polimento com movimentos suaves.


 

(1) Apoie a peça sobre um tecido macio enquanto faz o polimento; (2) Certifique-se de que o polimento atingiu todos os pontos da peça. (3) Aspecto final da peça após a primeira etapa de polimento.


 

Brilho final com o produto Auto Brilho 3M.


 

Com o auxílio de um palito, remova das reentrâncias da peça os últimos resíduos da metalização. E, com o auxílio de um cotonete, embebido no Auto Brilho, faça o polimento final nas reentrâncias.


 

Lave bem a peça com sabão neutro, seque e prenda-a em algum suporte para poder receber a Tinta Metalizadora MT. Para esta demonstração, estamos usando aerógrafo Paasche H1 de ação simples de fácil manuseio e amplo uso, encontrado nas boas papelarias do Brasil e a Tinta Metalizadora MT-03 Cromo Escuro.


Uma camada generosa e aplicada com baixa pressão, aproximadamente 10 psi, é o suficiente para cobrir a peça toda. Importante: a tinta tem que bater molhada na peça, não deve formar nuvem durante a aplicação e não deve ser diluída pois já vem pronta para uso.


 

Aspecto final da peça após secagem total – que se dá em menos de 1 minuto. A partir daí a peça já pode ser manuseada.

Para proteção total, caso a peça vá sofrer algum manuseio mais pesado, recomendamos a aplicação de uma camada fina do verniz War Scenic Clear Off White (KL-07).


 

Comparação entre as peças – antes e depois.


Considerações finais: Se por alguma razão for necessário um acabamento ainda mais espelhado, recomendamos que antes da metalização final seja aplicada na peça uma camada generosa da Tinta War Scenic CG-12 Preto Brilhante, com espaço de pelo menos 72h de secagem.

Mais alguma dúvida? Nosso Suporte Técnico está à disposição. Ou entre em contato em nossa fan page: www.facebook.com/WarScenicOficial

Conteúdos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimos Posts

Pesquise conteúdos e postagens: digite suas palavras-chave e tecle Enter.